Nove dias após o acidente que derramou combustível nas margens da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), os trabalhos de limpeza e descontaminação da área continuam nesta quinta-feira (8). De acordo com a empresa responsável pela limpeza, a terra contaminada retirada da local será usada para virar energia.
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 122 da via, durante a madrugada de 29 de abril. Um caminhão-tanque carregado com gasolina tombou e derramou parte da carga no trecho. Somente o condutor teve ferimentos moderados. A carreta transportava 45 mil litros de gasolina, e ao menos 33 mil vazaram do tanque.
O líder de prevenção da empresa responsável pela limpeza, Dennys Spencer, explicou como funciona a descontaminação.
Segundo a Artesp, o bitrem seguia no sentido Paulínia, quando o motorista perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central e tombou no sentido Campinas.
De acordo com a empresa, os trabalhos de descontaminação na área vão durar até a semana que vem. O prazo informado incialmente era de 10 dias.
Depois da retirada do solo com gasolina, a área será reestruturada com terra limpa. Já o solo contaminado que está sendo retirado vai ser tratado pela empresa para que possa ter o descarte correto. Eles afirmam que o material será transformado em energia e os custos da limpeza são de responsabilidade da transportadora do caminhão envolvido no acidente.
Barreiras de contenção foram instaladas para evitar que o produto chegasse a um corpo d’água próximo. De acordo com a Cetesb, que continua fazendo monitoramentos constantes no local. O vazamento atingiu a estrada vicinal, mas não afetou os pesqueiros da região.