Vini Oliveira apresenta defesa na CP e alega perseguição política

Foto: Câmara Municipal Campinas

O vereador Vini Oliveira (Cidadania) protocolou nesta segunda-feira (19) a defesa prévia na Comissão Processante instaurada pela Câmara de Campinas para apurar possíveis infrações político-administrativas cometidas durante uma visita ao Hospital Mário Gatti, no primeiro dia deste ano. Ele é acusado de gravar vídeos dentro da unidade sem autorização, desacatar profissionais de saúde e acessar indevidamente prontuários de pacientes — o que poderia configurar violação à LGPD e ao sigilo médico.

Na defesa, Vini afirma que agiu dentro dos limites legais de sua função parlamentar e acusa o processo de estar viciado por “motivação política e pessoal”, pedindo o arquivamento imediato da denúncia.

O vereador sustenta que a ida ao hospital teve como objetivo exercer o papel fiscalizador e dar voz a cidadãos que, segundo ele, relataram voluntariamente situações de negligência no atendimento.

Entre os pontos levantados pela defesa é a suposta parcialidade do relator da comissão, vereador Nelson Hossri (PSD). A comissão que avaliará a denúncia é composta pela vereadora Mariana Conti (PSOL), como presidente; Nelson Hossri (PSD), relator; e Nick Schneider (PL), como membro. O colegiado terá agora o papel de analisar a defesa e dar prosseguimento, ou não, ao processo de cassação do mandato do parlamentar, eleito com a segunda maior votação da cidade em 2024.

Caso a comissão entenda haver indícios suficientes, o processo poderá culminar em votação em plenário, onde são necessários dois terços dos votos para a cassação.

A comissão tem até 90 dias do início do processo para concluir os trabalhos e apresentar um relatório que pode recomendar o arquivamento ou a cassação do mandato. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.