Vini Oliveira apresenta defesa na CP e alega perseguição política

Foto: Câmara Municipal Campinas

O vereador Vini Oliveira (Cidadania) protocolou nesta segunda-feira (19) a defesa prévia na Comissão Processante instaurada pela Câmara de Campinas para apurar possíveis infrações político-administrativas cometidas durante uma visita ao Hospital Mário Gatti, no primeiro dia deste ano. Ele é acusado de gravar vídeos dentro da unidade sem autorização, desacatar profissionais de saúde e acessar indevidamente prontuários de pacientes — o que poderia configurar violação à LGPD e ao sigilo médico.

Na defesa, Vini afirma que agiu dentro dos limites legais de sua função parlamentar e acusa o processo de estar viciado por “motivação política e pessoal”, pedindo o arquivamento imediato da denúncia.

O vereador sustenta que a ida ao hospital teve como objetivo exercer o papel fiscalizador e dar voz a cidadãos que, segundo ele, relataram voluntariamente situações de negligência no atendimento.

Entre os pontos levantados pela defesa é a suposta parcialidade do relator da comissão, vereador Nelson Hossri (PSD). A comissão que avaliará a denúncia é composta pela vereadora Mariana Conti (PSOL), como presidente; Nelson Hossri (PSD), relator; e Nick Schneider (PL), como membro. O colegiado terá agora o papel de analisar a defesa e dar prosseguimento, ou não, ao processo de cassação do mandato do parlamentar, eleito com a segunda maior votação da cidade em 2024.

Caso a comissão entenda haver indícios suficientes, o processo poderá culminar em votação em plenário, onde são necessários dois terços dos votos para a cassação.

A comissão tem até 90 dias do início do processo para concluir os trabalhos e apresentar um relatório que pode recomendar o arquivamento ou a cassação do mandato. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba quer reduzir perdas de água de 54% para 25% em 10 anos

Artur Nogueira faz Dia D de vacinação contra gripe em feira livre neste domingo

Limeira retoma obras no aeroporto municipal após mais de 10 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.