5 anos depois, andaimes do Palácio da Justiça serão retirados na semana que vem

Guilherme Leal/CBN Campinas

Começa na próxima semana o processo de desmontagem da tela de proteção e retirada dos andaimes que cercam o antigo Palácio da Justiça, no Centro de Campinas.  

O prédio, que passa a se chamar Palácio da Cidade, está em reforma desde 2020 e teve a obra marcada por atrasos e revisões no projeto. A previsão inicial era de entrega em julho do mesmo ano. 

A retirada da estrutura deve levar de 30 a 60 dias. Nos últimos três meses, foram concluídas a recuperação do telhado e da fachada, que apresentava trincas e risco de queda de materiais. A reforma foi necessária justamente para evitar acidentes com pedestres. 

Na próxima semana, a prefeitura de Campinas, por meio da Fumec, também inicia uma nova etapa da obra: a reforma completa dos sistemas hidráulico e elétrico, após revisão do projeto original. 

A expectativa é que o atendimento ao público comece no primeiro semestre de 2026.  

O prédio vai concentrar mais de 60 serviços municipais e de parceiros, como Sanasa, Emdec, CPFL, Junta Militar, CPAT, Casa do Empreendedor, Procon, Vigilância Sanitária, Ceprocamp, Concilia Campinas, entre outros.  

A estimativa é de que 30 mil pessoas sejam atendidas por mês no local, o que deve gerar uma economia de R$ 2 milhões por ano com o encerramento de contratos de aluguel. 

O novo uso do prédio integra o programa Nosso Centro, que busca revitalizar a região central de Campinas com incentivos à reforma de imóveis, redução de impostos e reurbanização de vias como a Campos Salles e a José Paulino. 

A reforma do Palácio da Cidade passou por etapas burocráticas, como aprovação do Condepacc e do Condephaat, por se tratar de um imóvel tombado.  

Em 2023, a CBN Campinas mostrou que os andaimes já faziam parte da paisagem da Praça Guilherme de Almeida, e comerciantes da região reclamavam do abandono e da presença de moradores em situação de rua sob a estrutura. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Falta d’água em Americana: nível dos reservatórios aumenta pouco, mas longe do ideal

Após quase dez anos fechado, Clube Cultura reabre com aulas de artes marciais em Campinas

Quatro mulheres acusam vereador de Piracicaba de crimes sexuais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.