CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ar polar provoca geada na região e perdas na agricultura são contabilizadas

A onda de ar polar que passou pela região de Campinas nesta quarta-feira trouxe uma preocupação para o campo.  Em Mogi Mirim, moradores dos bairros Córrego Azul, Horto Vergel e

Ar polar provoca geada na região e perdas na agricultura são contabilizadas
Foto: Domingos Sa

A onda de ar polar que passou pela região de Campinas nesta quarta-feira trouxe uma preocupação para o campo. 

Em Mogi Mirim, moradores dos bairros Córrego Azul, Horto Vergel e Cavenaghi registraram o fenômeno. Mesmo de leve intensidade, a geada afetou fortemente as hortaliças, como alface e rúcula, onde as perdas podem chegar a 100%. Pastagens também foram prejudicadas, com secagem das folhas agravada pela baixa umidade do ar. Já os pomares sentiram menos, mas em alguns casos, a qualidade dos frutos pode cair. 

Em Limeira, segundo o Ciiagro, os termômetros chegaram a marcar -1,9ºC. Houve registro de geada na zona rural. A secretaria de Agronegócios considera que a geada foi muito forte e que há bastante tempo não se via algo assim. 

Em Elias Fausto, a mínima foi de -0,3ºC, também segundo o Ciiagro. O produtor Domingos Sa disse à CBN que vários legumes foram danificados, mas que as hortaliças foram as principais afetadas.

O engenheiro agrônomo Renato Menezes, gerente de marketing técnico da Agroallianz, explica o que é a geada. 

Uma das principais recomendações para evitar os estragos causados pela geada é proteger as plantações com lonas ou túneis baixos. Em áreas menores, irrigar o solo antes da madrugada mais fria também pode ajudar, já que a água libera calor ao congelar e protege as plantas. Em cultivos maiores, o uso de sistemas de irrigação por aspersão durante a noite pode reduzir os danos. 

Compartilhe

Conteúdos