Atendimentos por sintomas respiratórios crescem 35% em Campinas em um mês 

foto: Lucas Neri/ CBN Campinas

Campinas registrou aumento expressivo nos atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios. Segundo dados da Secretaria de Saúde e da Rede Mário Gatti, foram 25.198 atendimentos realizados em maio nas unidades básicas, UPAs e nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. O número representa um crescimento de 35% em relação a abril, quando foram contabilizados 18.677 casos. 

O levantamento mostra que o maior salto na demanda foi registrado nas unidades da Rede Mário Gatti — que inclui os dois hospitais e as quatro UPAs do município — com aumento de 39%: de 11.156 para 15.498 atendimentos. Nas 69 unidades básicas de saúde da cidade, o crescimento foi de 29%, passando de 7.521 para 9.700 casos. 

Entre os sintomas que motivaram a procura por atendimento estão tosse, dor de garganta, falta de ar, coriza, espirros, sibilos e congestão nasal.  

Com a chegada do inverno, a Secretaria de Saúde e a Rede Mário Gatti alertam para a possibilidade de nova alta nos atendimentos e reforçam a importância da prevenção. Entre as orientações estão cuidados básicos, como a higienização das mãos, e a vacinação contra a gripe que segue disponível nos centros de saúde do município. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.