O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, iniciou nesta sexta-feira a campanha anual “Guardiões de Viracopos”, que promove atividades de conscientização sobre os riscos à aviação, como soltura de balões, descarte irregular de lixo, uso de laser e drones próximos ao aeroporto.
A abertura da campanha contou com apresentação teatral, visita a uma aeronave e à área operacional, além de demonstrações da equipe de bombeiros do aeródromo, cão farejador da Receita Federal e equipe de falcoaria do aeroporto. A ação foi voltada a alunos da EMEF Maria Pavanatti Favaro, localizada próxima à cabeceira da pista.
Criado em 2003, o projeto é realizado sempre no mês de junho, período com maior registro de soltura de balões devido às festas juninas. Nos últimos 12 anos, quase 20 mil crianças e adolescentes participaram da campanha. Ao longo do ano, a ação continua com palestras em escolas situadas em um raio de 20 km do aeroporto.
Além de educativo, o projeto busca transformar os estudantes em multiplicadores de informação para reduzir riscos externos às operações. Segundo a Gerência de Segurança Operacional (SGSO) de Viracopos, a soltura de balões é crime ambiental e pode causar incêndios e até acidentes com aeronaves.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram registrados 70 avistamentos e 12 quedas de balões no sítio aeroportuário. Em março, houve recorde com 28 avistamentos e seis quedas. Em todo o ano passado foram 94 avistamentos e 22 quedas, e em 2023, foram 78 avistamentos e 28 quedas.
Para casos de balões próximos ao aeroporto, há um protocolo de ação envolvendo equipes do aeroporto, Polícia Militar, Bombeiros e a Torre de Controle. O monitoramento é feito com apoio de mais de 1.600 câmeras espalhadas pelo terminal.
A campanha tem como foco principal a formação de crianças e adolescentes como agentes de conscientização para prevenir práticas de risco à segurança da aviação.