CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campinas amplia vagas para hemodiálise no SUS; demanda aumentou após pandemia da covid-19

A Prefeitura de Campinas ampliou em 24 o número de vagas ambulatoriais de hemodiálise, que atrásra somam 276 atendimentos na rede municipal.  O reforço vem de um novo acordo com

Campinas amplia vagas para hemodiálise no SUS; demanda aumentou após pandemia da covid-19
Foto: Firmino Piton/PMC

A Prefeitura de Campinas ampliou em 24 o número de vagas ambulatoriais de hemodiálise, que atrásra somam 276 atendimentos na rede municipal. 

O reforço vem de um novo acordo com a Beneficência Portuguesa, que passou de 159 para 183 vagas. Outras 93 continuam disponíveis por meio de convênio com o Hospital da PUC-Campinas. 

A hemodiálise ambulatorial é indicada para pacientes com insuficiência renal crônica e não exige internação. O acesso é feito por encaminhamento das unidades de saúde, via sistema Siresp. 

Por ser um tratamento de alta complexidade, a responsabilidade pela oferta de vagas é do governo do Estado. A prefeitura informou que tem buscado ampliar o atendimento para suprir o aumento expressivo da demanda após a pandemia da covid-19.  

A demanda por hemodiálise quase dobrou depois da pandemia – a média mensal de novas solicitações ficou em 26,5 no primeiro quadrimestre deste ano, e foi de 24,8 ao longo de 2024. Antes da pandemia, o índice era de 15,6. 

A Prefeitura também informou que já solicitou ao Estado a ampliação das vagas no Hospital de Clínicas da Unicamp. 

Compartilhe

Conteúdos