A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta segunda-feira,16, a aplicação da chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo evitar a reintrodução do vírus no país, diante do aumento de casos da doença nas Américas.
A nova etapa de vacinação é destinada a crianças de 6 a 11 meses de idade. Essa aplicação é adicional ao esquema vacinal já previsto, que inclui duas doses: uma aos 12 meses e outra aos 15 meses.
Em Campinas, o último caso confirmado da doença em moradores foi registrado em 2021. O último óbito ocorreu em 1997.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, de alta transmissibilidade, e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacinação. As doses aplicadas podem ser da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (inclui também a varicela) ou dupla viral (sarampo e rubéola).
A vacina está disponível nos Centros de Saúde do município, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre 2023 e 2024, a cobertura da primeira dose da vacina foi atingida, passando dos 95%. Já a segunda dose, ficou um pouco abaixo da meta, chegando em 92,5%
Os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina estão disponíveis no site: www.vacina.campinas.sp.gov.br