Comissão rejeita emendas da oposição, e com apoio da base projeto da LDO avança na Câmara de Campinas

foto: Câmara Municipal de Campinas

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 enviada pela Prefeitura de Campinas foi aprovada em primeira votação na Câmara Municipal nesta segunda-feira (23). O texto passou com ampla maioria dos votos dos vereadores aliados ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) e sem qualquer alteração sugerida pela oposição.

A LDO é o instrumento que define as prioridades e metas da administração para o ano seguinte. Por lei, a prefeitura precisa encaminhar esse planejamento ao Legislativo, que pode propor emendas — ou seja, mudanças ou acréscimos ao projeto original.

No entanto, nenhuma das emendas apresentadas por vereadores da oposição foi sequer levada ao plenário. Elas foram barradas ainda na Comissão de Constituição e Legalidade, que tem maioria formada por parlamentares da base governista. Entre as propostas rejeitadas, estavam as do vereador Wagner Romão (PT).

Já o vereador Higor Diego (Republicanos), da base aliada ao governo, defendeu a proposta. Para ele, o plano orçamentário de 2026 reflete a vontade da população, que reelegeu Dário no ano passado.

Além de definir as metas da prefeitura, a LDO também trata de regras para arrecadação e gastos, uso de emendas parlamentares, repasses para entidades públicas e privadas, além de critérios de controle e transparência fiscal.

Com a aprovação em primeiro turno, a proposta volta ao plenário na próxima semana. A expectativa é de nova aprovação, já que o governo tem maioria confortável entre os vereadores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.