Durante o período de frio, quando as temperaturas estão mais baixas e a presença de neblina compromete a visibilidade nas rodovias, a concessionária que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes alerta os motoristas. Neste período, a CCR Autoban realiza ações para ressaltar os riscos da baixa visibilidade e uma campanha educativa com orientações em pontos de parada, mensagens nos painéis eletrônicos e ações presenciais.
João Moacir da Silva, gerente de operações da CCR Autoban, explica que em todo sistema há dez pontos com neblina intensa.
SP-330 – Via Anhanguera | SP-348 – Rodovia dos Bandeirantes | SPI-102/330 – Rodovia Adalberto Panzan |
km 25 ao km 42 – entre Perus e Cajamar | km 24 ao km 45 – entre São Paulo e Cajamar | km 00 ao km 07 – em Campinas |
km 46 ao km 68 – em Jundiaí | km 46 ao km 65 – em Jundiaí | |
km 100 ao km 103 – em Campinas | km 120 ao km 130 – entre Sumaré e Santa Bárbara D’Oeste | |
km 120 ao km 130 – em Americana | km 138 ao km 171 – entre Limeira e Cordeirópolis | |
km 130 ao km 158 – entre Limeira e Cordeirópolis |
O gerente destaca que os condutores devem ter atenção redobrada, com redução gradual da velocidade, aumento da distância entre veículos e uso adequado da iluminação (sem farol alto ou pisca-alerta em movimento).
Confira dicas de como viajar em segurança em caso de neblina
- Reduza gradualmente a velocidade;
- Mantenha distância segura do veículo à frente;
- Nunca utilize o farol alto;
- Nunca pare na pista. Evite parar no acostamento e, se precisar estacionar, pare fora da rodovia, em um posto de serviços;
- Nunca acione o pisca-alerta com o veículo em movimento. Os motoristas que vêm atrás podem pensar que o seu veículo parou na pista;
- Atenção às mensagens dos painéis de mensagens variáveis (PMVs) espalhados ao longo da rodovia.
- Outra recomendação do gerente de operações é para o que o motorista veja o movimento das rodovias pelos canais digitais antes de seguir viagem.
Caso a neblina seja intensa e o motorista não se sinta seguro em prosseguir viagem, a recomendação é estacionar o veículo em um local seguro, distante da rodovia, e sinalizar com o pisca-alerta.
Em caso de parada ou em emergência, a concessionária possui atendimento gratuito 24 horas por dia. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (11) 4589-3999, pelo 0800 055 55 50 ou pelos telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias.