Consórcio PCJ aponta que vazões de rios ficaram 23% abaixo das médias históricas

EPTV/Reprodução

Ouça a reportagem na íntegra.

O último boletim hidrográfico do Consórcio PCJ, que contempla as bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, apontou que as chuvas ficaram 70% acima da média histórica para o período. O dado é referente ao levantamento feito em abril.

De acordo com o documento, foram registrados 89,3 mm de precipitação na área do consórcio, quando o esperado para o período eram 52,6 mm. Entretanto, o boletim aponta que o aumento no volume de chuvas não refletiu na recuperação das vazões dos rios, que ficaram 23% abaixo da série histórica.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, afirma que a situação atual é considerada saudável e de normalidade para o período, apesar da queda na vazão.

No Sistema Cantareira, as precipitações somaram 127,7 mm, volume 62% superior à média histórica de 78,9 mm. O volume útil do reservatório permaneceu estável, com 58,1% em abril — praticamente o mesmo percentual de março. Contudo, o índice atual é inferior ao registrado em abril de 2024 (74,5%) e em abril de 2023 (85,7%).

No ano passado, um dos municípios da região afetado severamente pela crise hídrica foi Arthur Nogueira. Em julho, a Força Aérea prestou apoio à cidade enviando água potável aos moradores. Na época, O governo do Estado liberou R$ 6 milhões para que a prefeitura construísse uma nova adutora de água.

A previsão climática do Consórcio para o trimestre maio-junho-julho indica manutenção da condição de neutralidade em relação aos fenômenos La Niña e El Niño. A Expectativa é que os volumes de chuva sejam próximos das médias históricas para o período.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.