Frente fria: Campinas amplia vagas emergenciais para acolhimento

Foto: Divulgação/PMC

Diante da frente fria que atinge Campinas, a Prefeitura informou que ampliará, a partir desta quarta-feira (25), a capacidade de acolhimento da Casa da Cidadania, na Vila Industrial. Serão criadas 40 vagas emergenciais voltadas a pessoas em situação de rua, migrantes e itinerantes. A medida integra as ações da Operação Inverno 2025, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

A decisão foi motivada pelas baixas temperaturas registradas na cidade. Com a ampliação, ao todo, Campinas passa a contar com 180 vagas de acolhimento destinadas à população em situação de rua.

Principal unidade de acolhimento, Samim conta com 120 vagas, Casa da Esperança com 20 vagas emergenciais e Casa da Cidadania com 40 vagas emergenciais.

A Casa Santa Dulce dos Pobres também integra a rede de acolhimento e será acionada em situações emergenciais. Os espaços da unidade estão disponíveis para ampliar a cobertura da operação, conforme a demanda e a persistência das baixas temperaturas.

A Prefeitura de Campinas informou, ainda, que desde 1º de maio, já foram distribuídos mais de sete mil cobertores e realizados quase quatro mil atendimentos.

Paralelamente às vagas fixas e emergenciais, as equipes do Serviço de Abordagem Social (SOS) seguem em circulação, percorrendo ruas e avenidas da cidade. O trabalho envolve a entrega de cobertores e a orientação sobre os serviços disponíveis, inclusive àquelas pessoas que, por decisão própria, permanecem nas ruas.

A Operação Inverno está prevista para ocorrer até 30 de setembro, com possibilidade de ajustes conforme a evolução das condições climáticas.

A Prefeitura também disse que avalia a reabertura do anexo da antiga Casa da Cidadania, estrutura que pode receber até 60 pessoas, caso a previsão de frio persistente se confirme nas próximas semanas. O atendimento pode ser solicitado por qualquer cidadão que encontre uma pessoa em situação de vulnerabilidade nas ruas.

O contato deve ser feito pelo telefone (19) 3253-4512, das 8h às 18h, e via WhatsApp (19) 99984-6496, das 18h às 21h. Após esse horário, por limitações logísticas, as solicitações não são atendidas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

Piloto que morreu durante treino de motovelocidade em Piracicaba será sepultado hoje

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.