Uma família de Rio das Pedras registrou um boletim de ocorrência após não receber, no último mês, as latas de uma fórmula especial de leite utilizadas na alimentação do filho, Gabriel, de cinco meses, que possui alergia à proteína do leite.
Segundo os pais, as latas foram enviadas ao município em quantidade superior à prescrita, mas não chegaram até a criança.
A fórmula é importada e custa cerca de R$ 300,00 por unidade. Gabriel consome dez latas por mês, que são retiradas pela família na farmácia de alto custo.
Comprovantes mostram que as latas foram retiradas normalmente em fevereiro, março e abril. No entanto, em maio, a mãe de Gabriel, Lilian da Silva, recebeu uma ligação de uma funcionária da unidade perguntando sobre a entrega das fórmulas.
Depois disso, a família descobriu que as latas foram retiradas na Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba: foram 16 unidades, e não 10. O endereço da família havia sido alterado, e o documento de retirada foi assinado com o nome de um funcionário da Prefeitura de Rio das Pedras.
O pai de Gabriel, Lucas Faggionato, afirmou que até a prescrição dos meses de julho e agosto foi alterada.
Lilian e Lucas procuraram o secretário de saúde de Rio das Pedras, e gravaram a conversa, em que ele admite que as latas a mais foram destinadas à outras crianças. Só depois de registrar um boletim de ocorrência, a família conseguiu a fórmula.
O que diz a Secretaria de Saúde
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba lamentou o ocorrido e informou que uma apuração interna será instaurada para investigar os fatos. Disse ainda que cada município recebe, mensalmente, um lote de medicamentos para o atendimento das demandas dos pacientes cadastrados em sua localidade.
Segundo o DRS, a distribuição aos pacientes é sempre feita e organizada pela Secretaria Municipal de Saúde dos municípios.
A Secretaria de Saúde de Rio das Pedras informou que também está investigando o caso. A administração confirmou que as latas retiradas a mais foram repassadas a outras crianças, como forma de atender casos emergenciais ou atrasos no fornecimento.
Ainda segundo a pasta, Gabriel recebeu as dez latas prescritas no período, e suas necessidades foram atendidas prontamente.
Com informações da EPTV Campinas*