Moradores de Mogi Mirim denunciam falta de coleta de lixo

Foto: Reprodução/EPTV

Moradores de Mogi Mirim estão desde terça-feira, dia 24, sem coleta de lixo domiciliar na cidade.

A responsabilidade pelo serviço é uma empresa contratada pela prefeitura via licitação.  O contrato com a Plural Serviços Técnico tem valor estimado em R$8 milhões por ano. E foi renovado este ano com reajuste.

O secretário de serviços públicos, Oberdan Quaglio, confirmou que a empresa enfrenta problemas para cumprir o contrato.

Fotos tiradas no ponto de transbordo da cidade, onde o lixo é acumulado para depois ser levado ao aterro, em Conchal, acumula cerca de 200 toneladas. A informação é do sindicato dos funcionários que trabalham para a empresa Plural.

A categoria também informou algumas dificuldades no trabalho, como nos caminhões, que estão sem giroflex, câmera de ré e até o sinal sonoro de emergência.

Enquanto isso, a população sofre as consequências. A moradora Claudineia Braga reclama do cheiro. E a Milena Dávila de todo o lixo acumulado.

A prefeitura da cidade indicou que vem cumprindo com as obrigações contratuais previstas e desde o início do ano, tem aplicado multas a empresa responsável pelo serviço por causa do descumprimento contratual.

Além disso, a prefeitura deu 24 horas, contando a partir da última quarta-feira, pra que a empresa Plural cumpra com as obrigações e retome a coleta. O prazo se encerra nesta quinta, às 17h.

Ainda de acordo com a administração municipal, a empresa já recebeu mais de 30 notificações por problemas no cumprimento das funções.

Em nota, a Plural Serviços Técnico, informou que tomou todas as medidas para voltar a prestar serviço a população. E que ocorreram alguns imprevistos na operação da coleta que levaram a interrupção.

Informou também que sofreram algumas notificações e aplicações de multa indevida na execução do contrato, dificultando a parte financeira. Finalizou informando que a prefeitura não fez o pagamento completo do reajuste da renovação

Na defesa, a prefeitura disse que, como a empresa não cumpriu cláusulas contratuais, fez a retenção do pagamento como forma de multa.

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