Novo comandante do CPI-2 lança operação “100 Dias” e foca no combate à violência doméstica na RMC

O novo comandante do Comando de Policiamento do Interior – 2, coronel Leonardo Takahashi, concedeu entrevista à CBN Campinas nesta semana para apresentar os primeiros passos da nova gestão à frente da segurança pública na Região Metropolitana de Campinas. Um dos destaques é o lançamento da Operação “100 Dias”, que marca uma série de ações estratégicas nas cidades da área de atuação do CPI-2.

Um dos focos centrais é o combate à violência doméstica, com destaque para a implantação da Cabine Lilás no Centro de Operações da Polícia Militar. O espaço será dedicado ao acolhimento e registro de ocorrências por parte de mulheres vítimas de agressão.

Os números mostram a gravidade da situação. Em 2024, foram mais de 15 mil ocorrências de violência doméstica registradas na região. Só neste ano, até o momento, já são 6.255 casos. Em relação ao descumprimento de medidas protetivas, foram 1.625 registros em 2024, e 839 em 2025 até agora.

O número de feminicídios também preocupa: foram 19 no ano passado e 8 neste ano, com o caso mais recente registrado em Jundiaí. Já os registros de estupro somam 282 no ano anterior e 93 neste ano.

O coronel Takahashi também comentou sobre o perfil do efetivo da corporação, atribuindo o problema à baixa procura por parte dos jovens para ingressar na carreira policial.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a importância da integração com outras forças de segurança e instituições públicas para reforçar o policiamento e o combate à criminalidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.