Pesquisa da Fundação Seade aponta que 67% dos paulistas fazem compras online

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa da Fundação Seade, divulgada em maio deste ano, mostra que os hábitos de consumo online já estão consolidados na rotina dos paulistas. Os dados indicam que o e-commerce já está estabelecido no Estado, com 67% da população realizando compras pela internet em 2025.

Desse total, 56% dos entrevistados responderam que fizeram pedidos online no último mês, evidenciando a frequência no consumo digital. Os números da pesquisa são referentes aos últimos 12 meses que antecedem a realização das coletas, do triênio 2023 a 2025, e incluem várias modalidades de comércio e serviços pela internet.

O pesquisador da Fundação traz ainda que, no contexto de Campinas, os números de compradores online são ainda mais significativos.

De acordo com o levantamento, estão em destaque as compras de eletrônicos ou eletrodomésticos, cursos, produtos de turismo e, em menor proporção, itens de supermercado.

As análises revelam diferenças importantes relacionadas à escolaridade, idade e renda: a adesão às compras pela internet é maior entre pessoas mais jovens, com ensino superior e renda familiar elevada. Consumidores com baixa escolaridade, idade avançada e rendimentos reduzidos apresentam menores índices de participação.

Em relação ao porte dos municípios, por exemplo, o hábito em cidades pequenas é similar ao registrado em municípios com mais de 500 mil habitantes, com 68% e 69%, respectivamente. O estudo aponta que em pequenos municípios as variedades de produtos da internet supera a oferta local, competindo com o comércio de rua, ou ainda sendo substituída pelo e-commerce.

O dado reforça a necessidade de entrada no mercado digital também pelos comércios locais, além dos grandes centros.

Sergio Sene, morador de Nova Odessa, município da região, conta que passou a comprar pela internet depois da pandemia.

A proporção de homens (68%) que realizam compras on-line, em 2025, é ligeiramente superior à identificada entre mulheres (65%). 83% dos entrevistados com ensino superior realizavam compras pela internet, enquanto apenas 27% dos que têm até o ensino fundamental tinham esse hábito.

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