Prazo para lançamento de novo edital de concessão de Viracopos termina nesta 2ª feira

Foto: Reprodução/Viracopos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, na manhã desta segunda-feira (2), que é favorável à permanência da concessionária Aeroportos Brasil à frente da gestão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Em outras palavras – ele não defende o processo de relicitação

Isso porque termina nesta segunda-feira o prazo para o lançamento do edital da nova concessão do Aeroporto de Viracopos. O prazo, porém, pode ser alterado uma vez que há, no TCU (Tribunal de Contas da União), que é quem decide se a relicitação vai avançar ou não, um pedido da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o prazo seja prorrogado até 17 de agosto.

Durante agenda na cidade de Americana, na manhã desta segunda-feira, o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, disse que, uma vez prorrogado o prazo, ele pretende conversar com o presidente do TCU, Vital do Rêgo, para que o processo seja “melhor discutido”.

“A gente está conversando com o Tribunal de Contas da União. Amanhã nós teremos uma reunião com o presidente Vital do Rêgo. Esse processo tem que ser melhor discutido, porque foi solicitado pelo próprio Tribunal de Contas da União que pudesse ser feito alguns estudos, ou seja, que a concessionária fizesse alguns estudos do ponto de vista de viabilidade econômica e viabilidade técnica, porque em algum momento faltou que a ANAC pudesse apresentar isso e a gente está esperando para que o TCU possa ao final dar uma solução definitiva. Eu sou favorável à manutenção de Viracopos. Eu acho que é fundamental. Viracopos tem um dos melhores aeroportes do mundo e eu estou defendendo que a concessionária atual possa ser preservada.”

A história da possível relicitação de Viracopos se arrasta a anos. Isso porque já houve uma tentativa de solução consensual no TCU, com a Aeroportos Brasil Viracopos, para que ela permanecesse à frente da operação, mas sem sucesso.

Para que o novo edital possa ser lançado, ainda há pendências, especialmente em relação ao cálculo de indenização da Agência Nacional de Aviação Civil à Aeroportos Brasil, tanto pelos investimentos realizados desde o início da concessão, em 2012, quanto ao ressarcimento de prevenção a “futuros litígios”.

Quinto maior aeroporto do Brasil em movimentação, Viracopos teve um agravamento de crise financeira a partir de 2017, o que levou, primeiro, a um pedido de recuperação judicial e, depois, à tentativa de relicitação.

O que diz a concessionária?

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, confia que a ANAC apresentará o cálculo da justa e correta indenização à ABV, auditada por empresa independente antes do edital, conforme a legislação vigente à época da assinatura do Termo Aditivo, e que o respectivo pagamento ocorrerá previamente à possível transferência do ativo, também conforme previsto em lei vigente na época da assinatura do termo aditivo de relicitação.

Quanto à uma possível retomada do processo de caducidade pela ANAC a partir de 2 de junho, a ABV acredita que, caso isso ocorra, o processo administrativo deve ter outra justificativa, que deve ser submetido ao devido procesdo legal, uma vez que os questionamentos anteriores da ANAC, de 2018, já foram solucionados pela Concessionária.

A ABV conquistou pela 5ª vez nesta semana o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em sua categoria (acima de 10 milhões de passageiros/ano) e reafirma seu compromisso com a continuidade da prestação de serviços nos elevados padrões de qualidade já reconhecidos ao longo dos quase 13 anos de vigência do contrato.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedestres relatam medo na travessia entre Glicério e Benjamin após acidentes no final de semana

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.