Pressão alta atinge 1 em cada 4 brasileiros e segue sendo uma das principais causas de morte evitáveis

foto: studio shot on white background

Silenciosa e perigosa. Assim é definida a hipertensão arterial, uma condição que afeta cerca de um em cada quatro brasileiros adultos, muitas vezes sem que o paciente saiba. A ausência de sintomas aparentes faz com que a doença evolua de forma discreta, até que eventos graves, como um infarto ou um AVC, revelem a gravidade da situação.

Considerada uma das principais ameaças à saúde pública, tanto no Brasil quanto no mundo, a hipertensão é cercada por desconhecimento. Segundo uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 31% dos entrevistados não sabem que a pressão alta pode causar doenças. Quase metade — 48% — afirmou não saber sequer quais são os níveis considerados elevados.

O cardiologista Sérgio Polydoro destaca que as causas da hipertensão são múltiplas, envolvendo tanto fatores genéticos quanto hábitos cotidianos, como alimentação inadequada, sedentarismo e estresse.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão está entre as principais causas de morte e de internações hospitalares no Brasil. Muitos pacientes só descobrem que convivem com o problema após passarem por uma emergência médica grave.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Daniela Rodrigues. Há 11 anos, ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, até então, nunca havia se preocupado com a própria pressão arterial.

A hipertensão, quando não controlada, pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças renais crônicas e novos episódios de AVC. Apesar dos riscos, a boa notícia é que a condição pode ser prevenida ou controlada com mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico.

A recomendação dos especialistas é medir a pressão regularmente, adotar hábitos saudáveis e não ignorar os fatores de risco são atitudes essenciais para proteger o coração e garantir mais qualidade de vida.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira retoma obras no aeroporto municipal após mais de 10 anos

Homenagem marca um ano da queda do voo 2283 em Vinhedo; saiba como foi

Emdec faz operação no Brinco de Ouro para Guarani x Ypiranga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.