Procedimentos estéticos em clínicas irregulares: entenda os riscos

Foto: Anvisa/Divulgação

A interdição de uma clínica de estética no bairro Cambuí, em Campinas, acendeu o alerta sobre a importância de verificar a regularidade do estabelecimento antes de realizar procedimentos estéticos. O local foi fechado pelas autoridades devido à ausência de alvará de funcionamento e diversas outras irregularidades.

Após a fiscalização, realizada pela Polícia Civil e Vigilância Sanitária de Campinas, o delegado Marcelo Fehr, disse que foram encontrados produtos vencidos.

Guilherme Martins, advogado de defesa dos donos da clínica, nega que os produtos utilizados eram fora da validade e apesar de não ter a licença da vigilância, ele acredita que a clínica estava atuando de maneira correta.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os produtos utilizados em procedimentos estéticos precisam ser aprovados. Há determinações e critérios rigorosos para cada tipo de substância e como devem ser armazenadas. Se o paciente se submeter aos procedimentos que não estejam nas especificações, corre risco de complicações.

Um exemplo da aplicação irregular de substâncias é a dona de casa Flávia Barboza. Ela passou por um procedimento estético em outra clínica com produtos fora das especificações.

Daniele Taufer, médica dermatologista, explica que em casos mais graves, o paciente pode desenvolver botulismo.

Kristiane Hitomi Shimizu, assessora técnica da Coordenação de Vigilância Sanitária de Campinas, afirma que o paciente deve exigir o alvará de funcionamento da clínica antes de se submeter aos procedimentos.

Após a fiscalização da Vigilância Sanitária e a Polícia Civil na clínica do Cambuí, duas pessoas foram presas. A mulher é biomédica e cuidava dos procedimentos, enquanto o homem era responsável pela área administrativa.

Eles foram presos por crime contra as relações de consumo, e após audiência de custódia, foi concedida liberdade provisória. O caso foi registrado no 13º Distrito Policial de Campinas.

O que diz a defesa?

A MK Saúde e Estética informa que tomou ciência, nesta data, das diligências realizadas pela Vigilância Sanitária e Polícia Civil em suas instalações. Desde então, estamos integralmente colaborando com as autoridades competentes para a completa e transparente apuração dos fatos. É importante destacar que recebemos recentemente a documentação relativa ao caso, motivo pelo qual qualquer manifestação conclusiva neste momento seria precipitada e violaria o direito constitucional de presunção de inocência dos envolvidos. No entanto, reforçamos que temos como princípio fundamental o compromisso absoluto com a saúde, segurança e bem-estar de nossospacientes. Estamos tomando imediatamente todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos, para que nossos processos continuem integralmente alinhados às normas técnicas e sanitárias aplicáveis. Assim que dispusermos de mais informações e esclarecimentos, estes serão prontamente compartilhados com a imprensa e a sociedade. Agradecemos a compreensão e confiança de nossos clientes”.

Com informações da EPTV Campinas*

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto propõe retorno dos rodeios a Campinas após quase três décadas

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.