CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Projeto na Câmara quer mudar local e forma de medição de barulho na cidade

A Câmara Municipal de Campinas vota, em primeira discussão, um Projeto de Lei Ordinária do vereador Otto Alejandro (PL) que propõe mudanças na legislação sobre medição de ruídos em áreas

Projeto na Câmara quer mudar local e forma de medição de barulho na cidade
foto: Câmara Municipal de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas vota, em primeira discussão, um Projeto de Lei Ordinária do vereador Otto Alejandro (PL) que propõe mudanças na legislação sobre medição de ruídos em áreas públicas e privadas da cidade.

O projeto busca adequar a fiscalização à norma técnica ABNT NBR 10.151/2019, que estabelece que os níveis de ruído devem ser aferidos no ponto de recepção — onde o som é percebido, e não na fonte emissora, como , segundo o vereador, ocorre atualmente em Campinas.

Entre as principais mudanças está a exigência de que, em denúncias com identificação do reclamante, a medição seja feita a 2 metros de onde ele se encontra. Em casos anônimos, a aferição deverá ocorrer a 40 metros da fonte do ruído. O texto também determina o sigilo da identidade do denunciante e a presença do responsável pelo local no momento da fiscalização — exceto quando há identificação do reclamante.

O projeto prevê ainda a publicação de estatísticas sobre denúncias de perturbação do sossego, com a indicação de quais foram consideradas procedentes. Ruídos de veículos em trânsito não serão levados em conta nas medições, conforme a NBR.

A sessão tem início às 18 horas, é aberta ao público, e a pauta também inclui os projetos que ficaram prejudicados na semana passada, quando os vereadores deixaram a reunião antes do término, impedindo a continuidade por falta de quórum.

Compartilhe

Conteúdos