Unicamp recebe feira de carreiras voltada a jovens negros com participação de 24 empresas 

Foto: Reprodução/Victor Gritti

Apesar dos avanços no acesso à educação e qualificação, as desigualdades no mercado de trabalho seguem marcantes, especialmente para as mulheres negras. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referentes ao segundo trimestre de 2024, mostram que esse grupo é um dos mais afetados pela exclusão profissional. 

O desemprego entre mulheres negras chega a ser o dobro do registrado para homens não negros. Segundo a RAIS, no período analisado, o Brasil contabilizou 7,5 milhões de pessoas desocupadas, com uma taxa média de desemprego de 6,9%. No entanto, quando observado o recorte racial e de gênero, a discrepância é evidente: 4,6% para homens não negros e 10,1% para mulheres negras. 

Diante desse cenário de desigualdade, um grupo de jovens negros de Campinas busca transformar a realidade por meio de ações para impulsionar a inserção profissional da comunidade negra. Criada em 2020 por estudantes da Unicamp, a Unicamp Black Network (UBN) atua para promover equidade racial e formar lideranças negras. 

Hoje, a UBN acompanha a trajetória profissional de cerca de 400 jovens e já colaborou para a contratação de pelo menos 100 profissionais. Uma dessas histórias é a de Joyce Evangelista, que encontrou apoio no grupo após enfrentar um momento de fragilidade em seu antigo emprego.

Com o objetivo de ampliar ainda mais essa rede de apoio e conectar talentos universitários negros às empresas, a Unicamp recebe nesta quarta-feira (4) o 4º Encontro com a Unicamp Black Network (UBN). O evento acontece no prédio da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), na Cidade Universitária, em Campinas. 

A feira, com entrada gratuita, será realizada das 15h às 20h e reunirá representantes de 24 empresas de diversos setores. A inscrição está disponível neste link.

Além das oportunidades de networking e contato com processos seletivos, os participantes poderão usufruir de serviços gratuitos, como atualização de fotos para o LinkedIn e avaliação de currículos. 

A proposta é preparar jovens negros para o ingresso no mercado de trabalho e ampliar a presença de profissionais negros em grandes corporações, promovendo mudanças efetivas nesse cenário ainda desigual. 

YouTube video
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos inicia campanha de multivacinação para menores de 15 anos nesta segunda-feira

Valinhos terá cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística a partir de 2026

Hortolândia inclui funcionários dos Correios entre os grupos prioritários da vacinação contra a covid

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.