Campinas tem 26 bairros em alerta para o risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. A nova lista foi divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde. Nesses locais, as equipes reforçam as ações contra o mosquito Aedes aegypti.
Na região Leste, estão em alerta o Jardim Guanabara, Vila Eliza e Vila Rossi e Borchi.
Na região Noroeste, o bairro em atenção é a Cidade Satélite Íris 1.
No setor Norte, a lista inclui o Jardim Campineiro, Jardim São Marcos, Recanto Fortuna e o Loteamento Vila Esperança.
Já na região Sudoeste, o alerta vale para o Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena, Jardim Vista Alegre e Jardim Santo Antônio.
Na região Sul, são nove bairros: Cidade Jardim, Jardim do Lago, Vila Pompéia, Vila Rica, Vila Mimosa, Jardim Santa Cruz, Jardim das Bandeiras, Jardim do Lago Continuação e Jardim São José.
Por fim, na região Sudeste, os bairros em alerta são Jardim São Vicente, Jardim São Gabriel, Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso e Jardim Tupi.
A Secretaria de Saúde lembra que os cuidados devem ser redobrados também nos bairros vizinhos às áreas listadas. A principal recomendação é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, como vasos de plantas, pneus, calhas, lajes e caixas-d’água destampadas.
As visitas às residências são realizadas por funcionários identificados com uniforme e crachá. Em caso de dúvidas, a população pode ligar para o telefone 156, de segunda a sexta-feira, ou acionar a Defesa Civil pelo número 199 nos fins de semana e feriados.