A Secretaria de Saúde de Valinhos voltou a convocar famílias para vacinar bebês de seis a onze meses contra o sarampo. Desde o início da campanha Dose Zero, no fim de junho, 83 crianças foram imunizadas nas unidades básicas de saúde do município. A cobertura, no entanto, ainda é considerada baixa em alguns bairros.
Na UBS Frutal, das 54 crianças chamadas, apenas nove foram vacinadas. No Bom Retiro, apenas duas compareceram entre as 20 convocadas. A cidade recebeu 370 doses da vacina, e para evitar desperdício, os atendimentos são feitos por agendamento, já que cada frasco tem validade de apenas oito horas após aberto.
A campanha segue uma recomendação do Ministério da Saúde, diante do aumento de casos de sarampo em países da América. A chamada Dose Zero é complementar e não substitui as vacinas do calendário: a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
A vacina também continua disponível para outras faixas etárias. Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses registradas. De 30 a 59 anos, é preciso ao menos uma. Profissionais da saúde precisam manter as duas doses em dia, independentemente da idade. Todas as UBSs do município estão aplicando a tríplice viral. O último caso de sarampo em Valinhos foi registrado em 2019.