Com a intensificação do frio em Campinas, a prefeitura segue com as ações da Operação Inverno 2025 para atender pessoas em situação de rua. Entre os dias 30 de junho e 6 de julho, foram feitas 565 abordagens sociais, número acima da média histórica da campanha, que é de 540 por semana.
Nesse período, as equipes distribuíram 1.211 cobertores, 12,7% a mais do que na semana anterior. O número também supera a média semanal da operação, que gira em torno de 991 unidades. O acolhimento no Serviço de Atendimento Municipal Integrado (Samim) recebeu 99 pessoas.
A maioria dos atendidos segue sendo homens, com 474 registros. As mulheres somaram 64 atendimentos, enquanto o número de idosos chegou a 20. Também houve sete abordagens a pessoas LGBT+. Duas pessoas foram encaminhadas para a Casa da Cidadania, que funciona como suporte à rede de acolhimento, e duas recusaram atendimento.
A Operação Inverno vai até 30 de setembro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h à meia-noite, e aos fins de semana e feriados, das 18h à meia-noite. A população pode acionar o serviço sempre que encontrar alguém em situação de rua.