Acidentes se acumulam na Rodovia Francisco Von Zuben, e radar ainda em teste pode reforçar segurança

foto: Kevin Kamada/ CBN Campinas

Apesar de investimentos em infraestrutura, o número de acidentes na Rodovia Francisco Von Zuben (SP-091), em Campinas, continua alto e levanta discussões sobre a necessidade de ampliar a fiscalização de velocidade.

O trecho, que liga Campinas a Valinhos, registrou 13 acidentes nos sete primeiros meses de 2025, segundo o DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem). No mesmo período de 2024, foram 12 ocorrências — totalizando 25 acidentes.

O caso mais recente aconteceu na noite de quarta-feira (30), na altura do Carrefour. Dois veículos esportivos bateram e derrubaram um poste de iluminação. Apesar do forte impacto e dos carros bastante danificados, ninguém ficou ferido. O acidente, sem vítimas, não exigiu a presença da Polícia Rodoviária, mas a faixa foi interditada e alguns postes da região chegaram a ficar sem energia elétrica.

Segundo o DER, a rodovia recebeu R$ 16,9 milhões em investimentos para conservação, além de estar completamente duplicada. No entanto, mesmo com a estrutura, o número de acidentes graves se mantém. No último domingo (27), por exemplo, um motociclista de 25 anos morreu ao bater em uma árvore. Na semana passada, um carro capotou na altura da caixa d’água da Sanasa, deixando três pessoas feridas. Já nesta terça-feira (29), um carro derrubou um poste no sentido Valinhos, o que obrigou a interdição total da rodovia de madrugada.

Radar novo ainda não começou a multar

O DER informa que um novo radar de fiscalização eletrônica foi instalado no km 92,1 da rodovia, trecho sob administração do órgão entre os kms 91,5 e 93,9. O equipamento ainda não começou a autuar os motoristas, pois está em fase de homologação técnica.

A escolha do local foi baseada em mapeamento de riscos e levou em conta fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, traçado da via e presença de fauna. O departamento informou ainda que o limite de velocidade será reavaliado após um ano de funcionamento do radar, com possibilidade de ajustes.

A previsão é de que o início da fiscalização seja amplamente divulgado pelos canais oficiais, imprensa e Diário Oficial do Estado. Casos relacionados à condução sob efeito de álcool, por sua vez, seguem sob responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária.

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