O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ficou fechado na manhã desta quarta-feira após a morte de um funcionário durante o trabalho na pista principal.
O acidente aconteceu por volta das 2h20 da madrugada, quando Rodrigo Augusto Lucena Barros, que prestava serviço de manutenção na pista por uma empresa terceirizada foi atropelado por um carro de outra companhia, que faz a verificação do atrito da pista, procedimento padrão antes e após a operação do aeroporto.
Segundo o boletim da Polícia Civil, o motorista do veículo disse que não conseguiu ver a vítima, que estaria fora do campo de visão dos faróis e sem colete refletivo. Uma testemunha confirmou a versão. A morte foi constatada por um médico do aeroporto, com registro de politraumatismo, ferimento grave na cabeça.
A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. A investigação vai apurar se houve negligência ou falha de segurança no procedimento. A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar um possível caso de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O acidente afetou a operação do aeroporto, que teve a pista interditada por várias horas. A Azul Linhas Aéreas, principal companhia que opera em Viracopos, informou que 10 voos foram alternados para outros aeroportos e cinco foram cancelados. Voos extras estão sendo destinados para atender os passageiros que tiveram as partidas afetadas.
A concessionária Aeroportos Brasil lamentou, em nota, a morte do trabalhador e afirma que está apurando as circunstâncias do acidente.