A área tomada por plantas aquáticas na Represa do Salto Grande, em Americana, teve uma redução de 97% no primeiro semestre de 2025. O balanço foi divulgado pela prefeitura e feito pela CPFL Renováveis, responsável pela operação da usina no local. A infestação caiu de 93 hectares em janeiro para apenas 2,6 hectares em junho.
Segundo a concessionária, o avanço no controle das macrófitas tem relação direta com a contratação de uma nova empresa, equipada com máquinas mais modernas para remoção mecânica. Só em junho, foram retiradas mais de 3 mil toneladas de biomassa e quase 9,5 mil litros de resíduos da represa.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acompanha o trabalho e afirma que o resultado tem sido positivo. O serviço já chegou à orla da Praia dos Namorados e deve ser feito também na Praia Azul.
A presença das plantas tem ligação direta com a qualidade da água do Rio Atibaia e reforça a necessidade de ações conjuntas entre os municípios da bacia hidrográfica.
A Prefeitura também afirma que tem atuado na conscientização e em busca de políticas públicas para ampliar o tratamento do esgoto lançado nos rios da região.