Americana tem o menor índice de analfabetismo entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas. De acordo com dados divulgados nesta semana, apenas 1,67% da população com 15 anos ou mais não sabe ler e escrever. O número está bem abaixo da média regional, que é de 3,04%, e da média nacional, que chega a 7%.
Os dados são do Censo 2022 e foram usados na nova edição do Informativo Socioeconômico de Americana, com ano-base 2024.
No ranking nacional, Americana aparece em 42º lugar entre as cidades com melhores índices de alfabetização. No recorte estadual, o índice de analfabetismo é de 3,11%.
O levantamento por faixa etária mostra que o analfabetismo é quase inexistente entre os mais jovens. Entre pessoas de 15 a 34 anos, a taxa é inferior a 0,10%. A maior concentração está entre os moradores de 65 a 74 anos, com 0,92%.
A Secretaria de Educação atribui os resultados a medidas como a adoção de material didático alinhado à Base Nacional Comum Curricular, compra de livros para ampliar o repertório dos alunos, formações para professores e reformas nas escolas. Segundo a pasta, os investimentos buscam tornar o ambiente escolar mais eficiente e acolhedor, promovendo melhores condições de aprendizado.