Aposentados enfrentram fila para ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Foto: Reprodução EPTV

Os aposentados e pensionistas que compareceram na unidade central dos Correios, na Avenida Francisco Glicério, em Campinas, nesta segunda-feira, para solicitarem o ressarcimento de descontos indevidos do INSS e garantirem o pagamento no primeiro lote, tiveram que redobrar a paciência e a força para aguardarem horas em pé na longa fila.

Isso porque, esta segunda-feira foi o último dia para os interessados fazerm parte do primeiro lote de restituição, que começará a ser pago a partir desta quinta-feira, dia 24.

O aposentado Manoel Paulo da Silva esteve na agência pela terceira vez.

“Me deram um papel, mandaram eu retornar em 30 dias. Retornei, disseram que eu tinha autorizado, eu falei que não. Recorri e não sei nada até agora. Agora vamos ver o que vai dar”

Já Eliezer Teixeira tentou aproveitar o horário de almoço para resolver a situação, mas não conseguiu senha para atendimento.

“Não deram senha, o pessoal todo reclamando que saíram para o almoço e não vão atender mais ninguém a partir de hoje. Vou esperar uma próxima oportunidade. Mas são R$ 300 meus”, afirmou.

Outro que ficou aguardando um bom tempo na fila foi Filiberto Rico Sejas, que teve cerca de R$ 160 descontados por mês desde 2019. Ele também não conseguiu ser atendido.

“Não tem mais senha. Para descontar é um minuto, né? Agora para ressarcir vai ficar enrolando, sabe Deus quando que vai voltar, né?”, afirmou o aposentado.

A adesão, que é gratuita, é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em conta, sem precisar recorrer à Justiça.

Segundo o governo, podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas.

O prazo para adesão ao ressarcimento vai até o dia 14 de novembro. Não é necessário enviar documentos adicionais e, após a adesão, o valor será depositado diretamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício.

É possível aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS no seguinte caminho:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (caso haja mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento.
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Americana afirma que Represa do Salto Grande está com 97% menos plantas aquáticas

Novo hospital metropolitano será construído no Parque Itália, confirmam Prefeitura e Estado

Sol e tempo seco persistem mas tempo muda na sexta-feira; confira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.