A Operação Inverno, da Prefeitura de Campinas, intensificou os atendimentos a pessoas em situação de rua entre os dias 23 e 29 de junho. Ao todo, foram feitas 567 abordagens, um aumento de quase 49% em relação à semana anterior, quando foram registrados 381 atendimentos. A média histórica semanal da campanha é de 540.
As equipes também distribuíram 1.074 cobertores, superando em mais de 30% o número da terceira semana de junho. O acolhimento no albergue municipal, o Samim, subiu de 104 para 108 registros. A procura por atendimento voltou a crescer, impulsionada pelas temperaturas mais baixas, ainda que menos intensas do que as registradas em maio.
A maior parte dos atendimentos foi feita a homens, com 480 registros, número acima da média semanal de 448. O destaque ficou para os idosos, com 28 abordagens em sete dias – o maior número do mês e 33% acima da média histórica. Já o número de atendimentos a mulheres caiu para 55, abaixo da média de 64. O grupo LGBT+ também teve redução, com quatro registros, frente à média de seis. A semana ainda teve dois encaminhamentos ao abrigo Casa da Esperança, usado como reforço à rede municipal.
A Operação Inverno teve início no dia 1º de maio e vai até 30 de setembro. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e inclui acolhimento, entrega de cobertores e atendimentos sociais.
As abordagens são feitas todos os dias. De segunda a sexta, as equipes atuam das 8h à meia-noite. Aos fins de semana e feriados, o trabalho vai das 18h à meia-noite. A população pode colaborar acionando o serviço sempre que identificar alguém em situação de vulnerabilidade nas ruas.