A Caixa Econômica Federal começou a oferecer uma nova versão da linha de crédito com garantia de imóvel. Agora chamada de Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, a operação é voltada para pessoas físicas e permite que o cliente use o valor como quiser, com juros menores do que os cobrados em outras modalidades.
As taxas partem de 1,32% ao mês e o valor do empréstimo pode chegar a até 60% do valor de avaliação do imóvel. Podem ser utilizados imóveis residenciais, comerciais ou mistos, quitados ou ainda financiados pelo próprio banco.
Com as mudanças no marco legal das garantias, o mesmo imóvel pode servir como garantia em mais de um empréstimo. Ou seja, quem já tem um financiamento e pagou parte da dívida pode usar o valor restante da garantia para contratar um novo crédito. Nesse caso, chamado de Alienação Estendida, o cliente mantém o contrato original e usa a mesma garantia para obter um novo financiamento, desde que a renda e o imóvel permitam.
O prazo para pagamento é de até 240 meses nas contratações convencionais, e pode chegar a 360 meses no caso da alienação estendida, respeitando o prazo máximo do contrato original.
Hoje, há cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos nessa modalidade, com aproximadamente 54 mil contratos em vigor e 25% de participação no mercado. A contratação pode ser feita nas agências físicas ou digitais da Caixa.