Campinas comemora 251 anos nesta segunda-feira, 14 de julho, mas o dia não é feriado na cidade. O único feriado municipal é celebrado quase cinco meses depois, em 8 de dezembro, quando é homenageada a padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
O feriado religioso é previsto desde 1949 pela Lei Municipal nº 173 e marca a devoção à padroeira escolhida desde a fundação da cidade. Durante a celebração, a Catedral Metropolitana realiza uma missa solene na Praça José Bonifácio, no Centro.
Campinas foi oficialmente instituída como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso em 14 de julho de 1774, com a realização da primeira missa em uma capela improvisada no local onde hoje está o túmulo de Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino.
A primeira igreja Matriz foi construída em 1781. Já a atual Catedral Metropolitana, dedicada à Imaculada Conceição, começou a ser erguida em 1883 e levou 76 anos para ser concluída, tornando-se o maior edifício do mundo construído com taipa de pilão.
A padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é homenageada na mesma data em diversas outras cidades brasileiras, como Salvador, Recife, Belo Horizonte, Maceió, Belém e Piracicaba.
Curiosamente, até 1971, o aniversário de Campinas era celebrado em 13 de setembro, data da chegada de Barreto Leme à região. Depois de um debate histórico, optou-se por fixar a data de fundação em 14 de julho, dia da primeira missa oficial que marcou o nascimento do município.