Campinas define regras para funcionamento do comércio 24 horas

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Prefeitura de Campinas publicou um novo decreto que define regras para o funcionamento noturno de estabelecimentos comerciais, com foco em reduzir a incomodidade e garantir o sossego dos moradores. O texto cria uma classificação das atividades com base no grau de impacto: baixa, média e alta incomodidade.

A mudança vale para comércios, serviços, atacados, instituições e indústrias. A ideia é equilibrar o funcionamento econômico com a qualidade de vida dos vizinhos.

Estabelecimentos que funcionam à noite precisam apresentar documentação como alvará, laudo dos bombeiros, projeto acústico e laudo de capacidade de público, quando for o caso. Casas com música ao vivo devem manter portas e janelas fechadas e não podem usar áreas abertas, como varandas.

A fiscalização será feita pela Secretaria de Urbanismo e pela Guarda Municipal. Irregularidades podem gerar multas, interdição e até cassação do alvará. Já aeroportos, hospitais, rodoviárias e hotéis continuam com permissão para operar 24 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Casos de coqueluche crescem mais de 50% nos primeiros meses de 2025

Lideranças debatem política regional para dar moradias às pessoas em situação de rua

Novo acesso viário do bairro Chácara Primavera será liberado nesta quarta, diz DER

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.