Campinas e municípios da Região Metropolitana assinam pacto antirracista

Foto: Carlos Basson/ Prefeitura de Campinas

Para combater o racismo por meio de políticas públicas, Campinas assinou nesta terça-feira (22) o Pacto das Cidades Antirracistas. O evento, na Prefeitura, também contou com a participação de outros municípios da região metropolitana, que fizeram a adesão ao documento. Participaram do encontro prefeitos, representantes do movimento negro, pesquisadores, vereadores e outras autoridades.  

O projeto Cidades Antirracistas faz parte da rede de enfrentamento ao racismo, do Ministério Público de São Paulo. É um pacto coletivo estadual, para dar visibilidade às lutas históricas do povo negro.

Segundo o órgão, a assinatura faz com que as cidades se comprometam com políticas públicas de igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos da população negra.

A vice-presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra apontou que Campinas já é um município referência nessas políticas públicas. Ela pontuou ainda que o estado sofre com o racismo institucional, com pouca representatividade negra em cargos de visibilidade.

A carta estabelecida pelo Ministério Público destaca cinco eixos principais:  

A criação ou fortalecimento do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial, com representação entre a sociedade e representantes governamentais. A instituição de um Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial vinculado ao Conselho.

O documento assinado também cita a criação de um órgão ou Secretaria de Promoção à Igualdade Racial. Um dos objetivos é ser referência no recebimento de denúncias de racismo. Em Campinas, há a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial. Inclui ainda a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Além de Campinas, assinaram a carta: Hortolândia, Monte Mor, Americana, Indaiatuba, Amparo, Piracicaba e Cosmópolis. O Prefeito de Campinas, Dario Saadi, celebrou a adesão ao pacto e a busca por outros avanços a partir dele.

A assinatura dos municípios paulistas contribui na promoção da igualdade racial e garantia à população negra a defesa de direitos, o combate à discriminação e igualdade de oportunidades.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Funcionários de abrigo em Campinas são demitidos após suposta agressão a criança

PF prende três por  integrar esquema de tráfico internacional de drogas

Fila de espera por transplante de córnea praticamente dobra em uma década no estado de SP

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.