A abertura de novas empresas na modalidade MEI (Microempreendedor Individual) cresceu 17,49% no primeiro semestre de 2025.
No período, foram mais de 14.800 CNPJs do tipo abertos, contra cerca de 12.500 no mesmo período do ano passado.
As informações são da Junta Comercial do Estado de São Paulo, que também destaca alguns recortes que mostram a evolução da economia campineira.
No mesmo período, o número de empresas normais também cresceu. O avanço foi de 19% no primeiro semestre, com 5.550 novas firmas.
O índice ajudou a empurrar para cima a quantidade total de CNPJs abertos em Campinas, o melhor resultado para o primeiro semestre desde 2020.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, os números são um retrato do momento econômico, que demonstra um interesse maior das pessoas por autonomia, explicada por diversas razões.
Adriana chama a atenção para a quantidade de empresas do setor de logística abertas na região de Campinas.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação destaca o grande número de MEIs que optam por registrar suas empresas nos bairros, em localidades mais distantes do centro.
Para Adriana Flosi, a tendência é positiva ao espraiar o progresso financeiro para as franjas da cidade.
Ainda de acordo com a Prefeitura, das mais de 20 mil empresas abertas de janeiro a junho de 2025, mais de 14 mil são MEIs. As outras 5.550 novas empresas se enquadram em outras modalidades de tributação.
Os 20 mil novos CNPJs já representam quase 60% de todas as empresas abertas em 2024, segundo a base de dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo.