CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

O volume de chuva nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí ficou abaixo da média em junho. Segundo o boletim do Consórcio PCJ, foram registrados 38,3 milímetros de chuva,

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado
Foto: Arquivo/ ALESP/Divulgação

O volume de chuva nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí ficou abaixo da média em junho. Segundo o boletim do Consórcio PCJ, foram registrados 38,3 milímetros de chuva, o que representa uma redução de 6,1% em relação ao esperado para o mês. Além disso, as vazões dos rios ficaram 51,5% abaixo da média histórica, mantendo a tendência de níveis baixos desde o começo do ano. 

No Sistema Cantareira, a situação também preocupa. Choveu 49,2 milímetros em junho, 11,5% abaixo da média, e o volume útil armazenado caiu para 47,3%, o que mantém o sistema na Faixa de Atenção. A tendência é de queda nos próximos meses, com a previsão de pouca chuva até atrássto. 

A previsão para o trimestre de julho a setembro indica uma condição de neutralidade, sem influência direta dos fenômenos La Niña ou El Niño. Isso sugere que as chuvas devem ocorrer dentro da média nas Bacias PCJ. 

Compartilhe

Conteúdos