A empresa Sofá na Caixa, que possui sede em Capivari, tem sido motivo de centenas de reclamações ao Procon-SP. Segundo o Procon, a fiscalização começou depois de um crescimento preocupante de reclamações e a falta de respostas por parte da empresa, tanto aos consumidores quanto à própria Fundação.
De acordo com os dados do órgão, as queixas aumentam 154%, nos últimos seis meses. Entre janeiro e julho deste ano, foram mais de 500 reclamações, número que dobrou em relação a todo o ano de 2024. A maioria das reclamações é pela não entrega dos produtos comprados, como detalha a porta-voz do Procon, Renata Reis.
O Procon-SP tentou uma reunião virtual com representantes da Sofá Na Caixa, que não compareceram e nem justificaram a ausência. Contatos por correspondência também foram ignorados.
A fiscalização informou que vai analisar os casos individuais reportados e avaliar se também há impacto coletivo aos consumidores. Caso a Sofá Na Caixa continue sem esclarecer às autoridades o que está acontecendo, ela poderá ser multada ou sofrer outras sanções.
O nome e o domínio da Sofá Na Caixa foi incluído na lista “Evite Estes Sites”, disponível no site oficial do Procon-SP. A lista reúne empresas com registros de reclamações não resolvidas, que não foram localizadas ou não responderam às notificações do órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP reforçou que a recusa em responder às demandas dos consumidores e às autoridades de defesa do consumidor é infração ao Código de Defesa do Consumidor.
Em nota à CBN, a empresa Sofá na Caixa informou que 6% de todos os pedidos atuais tem algum tipo de atraso. O texto informa que são produzidos de 700 a 1.000 sofás diariamente e que uma nova fábrica foi inaugurada no primeiro semestre para dar maior capacidade de entrega. A empresa não informou quando as entregas em atraso serão feitas.