Com superlotação, Caism já acionou equipamentos extras e remanejou profissionais

Caism, UTI Neonatal, Hospital da Mulher Unicamp
Foto: Arquivo

O Caism, Hospital da Mulher de Campinas, segue atendendo com 40% a mais do que a capacidade máxima. Nesta quarta-feira (16), o hospital informou que possui 15 leitos de UTI neonatal, mas há 22 bebês internados. Os casos atuais são graves e a internação pode durar dias ou meses.

Em entrevista à CBN, o diretor-superintendente do Caism, João Renato Bennini, apontou que a unidade de saúde já acionou equipamentos extras para atender os bebês. Ele informou que também houve o remanejamento de profissionais na unidade para dar conta da quantidade de pacientes.

Segundo a administração da unidade, a equipe médica adaptou leitos para receber crianças que precisam de cuidado intensivo. Além disso, há também gestantes de alto risco já recebidas com programação para parto com internação neonatal.

O dirigente do hospital apontou que a melhora da situação só ocorreria com a criação de novos leitos de UTI neonatal. Ele ressalta que a estrutura para receber os bebês têm características especiais.

A diretoria do Caism da Unicamp já informou a Secretaria Estadual de Saúde que, por enquanto, não pode receber mais pacientes. A orientação é para que novos pacientes busquem por outros hospitais e serviços de saúde da região.

As UPAs deve fazer a primeira triagem. A partir daí, a Cross, Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde, faz o redirecionamento para as unidades que possam fazer o atendimento.

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que monitora de forma permanente a situação de leitos de UTI neonatal na cidade. Disse que mantém tratativas com o Governo do Estado para aumento da oferta de leitos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia prende suspeito de golpe do bilhete premiado em Campinas

Notificações escolares de violência crescem quase 10 vezes em Campinas

Vigilância Sanitária e Polícia Civil fecham comércio irregular de suplementos em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.