Os casos de infecções de garganta aumentaram nas cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas. Os dados revelam que os atendimentos de faringite cresceram quase 20% nos quatro primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Na área de atendimento de Campinas, foram contabilizados 2.138 casos de infecção na faringe entre janeiro e abril deste ano. Em 2024, foram atendidos 1.784 pacientes.
A estudante universitária Ana Claudia Lamas sofre com esse tipo de inflamação: ela já teve sinusite e amigdalite. Ela sempre faz tratamentos quando tem alguma crise mas, esse ano, o quadro se agravou. Ela foi diagnosticada com faringolaringite, que é uma infecção da laringe.
No Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, os dados apontam aumento nos casos de laringite aumentaram em 25%, passando de 169 diagnósticos entre janeiro e abril do ano para 212 registros no mesmo período deste ano.
Segundo especialistas, as épocas mais geladas do ano, como no inverno, colaboram para o cenário. Como as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, isso facilita a transmissão dos vírus causadores de inflamações, como detalha o médico otorrinolaringologista Luiz Gabriel Signorelli. Ele também explica como prevenir esses casos.
As áreas externas também colaboram para o agravamento de casos durante os meses de outono e inverno porque, nessa época do ano, o ar é mais seco. A mucosa das vias aéreas nasais ficam mais expostas à invasão de microorganismos.