Emdec aponta que 95% das fiscalizações em ônibus são feitas a partir de reclamações dos usuários

Foto: Emdec/Divulgação

Ouça a reportagem na íntegra.

Com as falhas e quebras frequentes no sistema de transporte público de Campinas, a Emdec, responsável pela gestão do trânsito na cidade, tem intensificado também as ações de fiscalização junto às empresas e cooperativas que fazem o serviço.

De acordo com dados do departamento, no primeiro semestre deste ano foram 22,2 mil autuações aplicadas aos operadores do sistema convencional e aos permissionários do sistema alternativo. Em 2024, foram 20,5 mil autuações ao longo de todo o ano.

O coordenador de Fiscalização e Operação do Transporte, Cláudio José Fernandes, explica que quase 95% das ações de fiscalização têm se baseado nas reclamações dos usuários.

O trabalho de fiscalização da operação das linhas é feito com vistorias in loco, principalmente nas garagens das empresas concessionárias e cooperativas, que operam as linhas, ou então nos pontos iniciais das rotas.

Com os itens verificados, o carro recebe um selo para entrar em operação. É um QR Code que serve para consulta das informações da última vistoria, e que pode ser verificado inclusive pelos próprios passageiros. Sem todas as condições, o veículo não entra em operação, afirma a Emdec.As principais situações identificadas e que geram as multas são quebras dos veículos, atrasos, faltas de veículos e desvios de itinerários.

As equipes realizam duas vistorias semanais, para inspecionar a manutenção preventiva dos veículos. Além dos agentes da mobilidade, líderes operacionais que atuam na fiscalização do transporte acompanham as condições dos veículos e os procedimentos de revisão adotados.

Desde o ano passado, a Emdec afirma que fará uma renovação da frota. Em abril, 50 novos ônibus foram anunciados pelo município. Até agora, 40 começaram a operar: 30 da VB 1, sendo os 10 mais recentes comprados usados do Rio de Janeiro, começaram a circular na região do Campo Belo, e outros 10 da Onicamp, alugados. Segundo a prefeitura, os 10 restantes do lote devem chegar nos próximos dias.

Além disso, a Expresso Campibus vai trazer ainda 60 ônibus alugados, todos 0km, para operar na região do Padre Anchieta e Nova Aparecida, principalmente. Os veículos estão em fase final de produção na fábrica, em Botucatu. Havia uma expectativa de que o lote viria aos poucos, mas a CBN Campinas apurou que todos devem chegar juntos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.