O desrespeito às vagas exclusivas em shoppings tem dominado as atenções dos amarelinhos em Campinas.
No período entre janeiro e o último dia 14 de julho, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) identificou uma situação atípica na fiscalização a esse tipo de infração.
Foram 281 autuações por uso irregular dos espaços dentro dos estabelecimentos comerciais.
Isso acontece quando o veículo estacionado numa dessas vagas não está vinculado a uma credencial para o uso deste espaço.
Do total, 222 casos foram do uso não autorizado das vagas para idosos, e 59 ocorrências envolveram o uso das vagas para pessoas com mobilidade reduzida.
Os casos aconteceram nos quatro maiores shoppings da cidade, que reservam 1.200 vagas exclusivas.
O coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, explica que a identificação da regularidade no uso da vaga não leva em conta apenas a afixação da placa física, já que a credencial do uso de vaga pode ser emitida digitalmente desde outubro do ano passado.
Carpenter lembra que os estabelecimentos privados também precisam adequar a sinalização horizontal prevista no Símbolo Internacional de Acesso (SAI) ou o ícone 60+, ambos regulamentados por uma resolução do Contran de junho de 2022. O período de adequação termina em 2027.
Para solicitar a fiscalização de trânsito ou solicitar uma nova credencial, é necessário entrar em contato por meio dos canais de atendimento da Emdec, no telefone 118, no site emdec.com.br, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 ou pelo aplicativo da Emdec para celular.
Ocupar uma vaga exclusiva sem a devida autorização pode resultar em multa gravíssima, punida em R$ 293,47, sete pontos na CNH, além da remoção do veículo.