Estação Cultura de Campinas passa por restauro no telhado 

Foto: Firmino Piton/ Prefeitura de Campinas

A Estação Cultura de Campinas, um dos principais cartões-postais da cidade e patrimônio ferroviário histórico, passará por um restauro no telhado da Ala Leste. A obra, com prazo estimado de 12 meses, deve começar na próxima semana, a partir de 7 de julho, com a chegada dos materiais necessários. O projeto foi aprovado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em outubro do ano passado. 

A recuperação do telhado na Ala Leste, entre a Torre do Relógio e o prédio do Ceprocamp, abrange uma área de 650 metros quadrados. Todas as telhas serão lavadas e submetidas a testes de estanqueidade para verificar vazamentos. As telhas que não puderem ser reaproveitadas serão substituídas por unidades novas do mesmo modelo — as telhas francesas — garantindo a estética original. Além disso, partes deterioradas do ripamento de madeira também serão trocadas. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Financiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), a intervenção tem um custo de R$ 2 milhões e é essencial para preservar a integridade do conjunto arquitetônico da Estação Cultura. 

Durante as obras, o funcionamento da estação não será afetado, ocorrendo apenas movimentações pontuais na área da Ala Leste para entrega e retirada de materiais. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto propõe retorno dos rodeios a Campinas após quase três décadas

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.