Evento em Campinas vai debater o futuro do agronegócio com foco em inovação, sustentabilidade e gestão

foto: reprodução

O agronegócio está em constante evolução. Com o avanço das pesquisas, melhoramentos genéticos e novas demandas de consumo, o setor passa por uma verdadeira revolução — dos campos até as gôndolas. E, pela primeira vez, o Grupo EP vai trazer as novas estratégias do agro para perto dos produtores rurais de todo o país.

No dia 4 de novembro, Campinas sedia o EP/Agro Summit, um dos eventos mais relevantes do ano voltado ao agronegócio. Realizado no Royal Palm Hall, das 8h às 18h, o encontro será uma fonte de inovação e conhecimento, com espaço para discutir desde o uso de tecnologia no campo até o papel do Brasil na produção de alimentos em escala mundial.

Inovação na prática: batata-doce mais nutritiva

Um exemplo do avanço científico no campo vem do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que desenvolveu uma nova variedade de batata-doce alaranjada. O tubérculo, resultado de cruzamentos convencionais, apresenta alto rendimento por hectare e se destaca pela presença de carotenoides — substâncias que dão cor às cenouras e que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

Segundo o pesquisador Valdemir Peressin, a nova batata-doce é mais nutritiva e tem potencial de conquistar o mercado pela versatilidade: pode ser cozida, assada ou frita como as variedades tradicionais, mas com um diferencial funcional.

A aceitação do alimento já foi testada com sucesso. Consumidores que experimentaram a novidade no Mercado Municipal de Campinas aprovaram o sabor, a textura e o apelo visual da batata-doce alaranjada.

Setor estratégico e em expansão

A inovação tem papel estratégico em um setor que movimenta cifras bilionárias. Segundo levantamento da ESALQ/USP e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o agronegócio brasileiro movimentou mais de R$ 2,7 trilhões em 2024 — o equivalente a 23% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O estado de São Paulo lidera nas exportações do agro, com protagonismo do setor sucroalcooleiro, que representa 24% das vendas externas brasileiras no segmento.

É nesse contexto de expansão, desafios e oportunidades que o EP/Agro Summit pretende conectar pesquisa, tecnologia, gestão e sustentabilidade, com foco na produção de alimentos mais nutritivos e eficientes para um mercado globalizado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas confirma mais seis mortes por dengue e atinge 17 este ano

Justiça rejeita pedido de urgência em habeas corpus de advogados acusados de matar clientes

Americana lança Refis 2025 com descontos de até 100% em juros e multas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.