A Secretaria de Saúde de Itatiba emitiu um alerta preventivo sobre o risco de febre maculosa após uma criança estar com suspeita da doença.
Segundo a pasta, a criança esteve em parques durante as férias, incluindo o Parque Luís Latorre em Itatiba e o Parque da Cidade em Jundiaí, foi medicada no início dos sintomas, chegou a ficar internada, mas já recebeu alta.
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias intensificaram a fiscalização no Parque Luís Latorre, onde encontraram carrapatos-estrela, que podem transmitir a febre maculosa se estiverem contaminados. Servidores da área da cultura e turismo receberam orientações, e placas de aviso sobre o risco da doença estão sendo reforçadas nos pontos de acesso ao parque.
Além disso, a prefeitura ampliou o acesso à medicação usada no tratamento da febre maculosa, que agora também está disponível nas Clínicas da Família. A recomendação é procurar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe forte, como febre, dores no corpo e cansaço, especialmente após contato com áreas de mata ou carrapatos.
A febre maculosa pode ser fatal. Campinas registrou duas mortes pela doença em junho: uma mulher de 47 anos e um homem de 63.