Justiça nega indenização a família de idosa que recusou transfusão e morreu após fratura no fêmur

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Justiça negou, em segunda instância, o pedido de indenização feito por uma família de Indaiatuba que alegava falha médica no atendimento prestado a uma idosa que morreu após fraturar o fêmur. A decisão é da 2ª Câmara de Direito Público e confirma a sentença da 1ª Vara Cível da cidade. 

A paciente era testemunha de Jeová e, por motivos religiosos, a família recusou a cirurgia indicada pelo Iamspe — Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual — já que o procedimento envolvia transfusão de sangue. O caso aconteceu em julho de 2023. 

A família alegou que o hospital não tomou providências após a recusa, deixando a paciente sem assistência. No entanto, documentos apresentados no processo demonstraram que a equipe médica abriu protocolo para buscar vaga em uma unidade que realizasse a cirurgia sem transfusão. 

A idosa foi levada posteriormente, por conta da própria família, a um hospital particular, onde foi operada. Mesmo assim, ela morreu dias depois. A certidão de óbito aponta como causas sepse, pneumonia, fratura do colo do fêmur, cardiopatia isquêmica e hipertensão arterial. 

Para o Tribunal de Justiça de São Paulo, as provas indicam que o hospital tentou alternativas compatíveis com as crenças da paciente. Além disso, o quadro clínico já era grave, com outras doenças que dificultavam qualquer procedimento sem uso de sangue. 

A decisão também negou o reembolso dos gastos no hospital particular. 

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, pacientes podem recusar transfusões de sangue por convicção religiosa, mas o Estado não é obrigado a oferecer tratamentos alternativos que não existam no SUS ou que gerem custos considerados desproporcionais. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Em um mês, duas jovens foram mortas durante assaltos de celulares em Hortolândia

Campinas soma mais seis mortes por gripe em 2025

Cordeirópolis decreta risco hídrico; mesmo com represa, água dá para 45 dias

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.