Líder em ranking de saneamento, Campinas tem desafios para universalizar serviços na periferia

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

Divulgado na última terça-feira, 15, a edição 2025 do Ranking do Saneamento Básico, do Instituto Trata Brasil, trouxe uma boa notícia para Campinas. 

Depois de alcançar a primeira colocação entre os municípios maiores de 500 mil habitantes em 2024, a metrópole assumiu a liderança da nova lista, que considera as 100 maiores cidades do país. 

Como acontece desde 2009, o ranking considera as informações do Sinisa (Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico), publicados pelo Ministério das Cidades, e que são processados por uma metodologia criada por uma empresa de consultoria. 

Segundo o Instituto Trata Brasil, o bom desempenho de Campinas é resultado de uma combinação entre alto investimento no combate às perdas na distribuição e no acesso ao tratamento de esgoto. 

A presidente do Instituto, Luana Pretto, destaca que a metrópole alcançou as metas do Marco Legal do Saneamento Básico com dez anos de antecedência para o prazo estipulado. 

Luana também explica a variação no ranqueamento de municípios na comparação entre os levantamentos anuais.  

A presidente do Instituto Trata Brasil afirma que os municípios bem posicionados competem com indicadores acirrados, que podem oscilar periodicamente, conforme o desenvolvimento de cada cidade. 

Um dos objetivos do ranking é sinalizar a importância do acesso ao saneamento básico, que seja capaz de superar as desigualdades regionais mais acentuadas. 

Embora Campinas possua um desempenho considerado acima da média, o atendimento de serviços de água e esgoto ainda é um desafio nas regiões periféricas da metrópole. 

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, explica que a proporção 1 para 1 é desafio, em razão das dinâmicas de crescimento da cidade.  

Magalhães Júnior rebate as críticas sobre o elevado valor da tarifa do serviço de distribuição d’água e coleta de esgoto. O presidente da Sanasa afirma que o preço é compatível com a qualidade do serviço prestado em Campinas. 

Além de Campinas, Limeira é outra cidade do interior paulista a figurar no pódio dos municípios mais bem avaliados em saneamento básico. A cidade de Niterói aparece na terceira colocação. 

Outros municípios paulistas que figuraram bem nos anos anteriores do levantamento, também permanecem na lista da edição 2025. 

São os casos da 4ª colocada, São José do Rio Preto; Franca, em 5º lugar; e a litorânea Santos que aparece na 8ª posição. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Casos de coqueluche crescem mais de 50% nos primeiros meses de 2025

Novo acesso viário do bairro Chácara Primavera será liberado nesta quarta, diz DER

Preço da cesta básica se mantém estável em junho, aponta Observatório da PUC

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.