Motociclistas são 45% dos casos de vítimas fatais no trânsito de Campinas

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Quatro entre cada dez vítimas fatais de acidentes de trânsito em Campinas envolvem ocupantes de motocicletas. 

A informação está no levantamento sobre os fatores de risco no trânsito, realizado pela Johns Hopkins University e divulgado pela Emdec nesta terça-feira (29). 

A pesquisa faz parte de uma cooperação internacional, iniciada em outubro de 2022, pela Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global. 

Com o apoio da Faculdade de Medicina da USP, o levantamento tem o objetivo de balizar a criação de políticas públicas que reduzam lesões e mortes no trânsito. 

Em Campinas, o excesso de velocidade figura entre as principais causas dos acidentes, tanto entre carros como em motos, com 31% da média de casos em setembro de 2024. 

Especificamente entre os motociclistas, o desrespeito ao limite de velocidade foi detectado entre 60% dos pilotos; mais do que o dobro do índice de registros entre condutores de veículos leves, que foram 27%; e dos veículos pesados, como os caminhões, que corresponderam a 20%. 

Dentre as recomendações apontadas pela Iniciativa Bloomberg estão o investimento em campanhas de massa para a conscientização de riscos e a intensificação das ações de fiscalização e controle de velocidade. 

Além disso, o relatório elaborado também sugere a adoção e implementação de limites de 50 km/h em áreas urbanas, e de 30 km/h para vias onde se há uma interação frequente entre carros, pedestres e ciclistas. É o que explica a pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP, Danielle Mayumi. 

Durante a apresentação desta terça-feira, a Emdec e a Secretaria de Transportes também apresentaram um balanço das ações desenvolvidas para a segurança do trânsito no primeiro semestre. 

Segundo a autarquia municipal, Campinas ganhou reforço de sinalização vertical e horizontal, com 3.300 novas placas; além de oito novos semáforos, sendo cinco deles inteligentes. 

Também de janeiro a junho, 16 mortes no trânsito foram registradas em Campinas, três a menos do que no mesmo período do ano passado. 

Para o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, a tendência de queda nos números é reflexo das ações de conscientização que só surtem efeito a partir da repetição. 

De acordo com a Emdec, em 2024, Campinas registrou 155 mortes no trânsito, sendo 84 casos em rodovias e 71 nas áreas urbanas.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.