Neste sábado, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes realizam mais um arrastão contra a dengue em Piracicaba. A ação acontece das 8h às 14h na região do bairro Jaraguá. O objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. No sábado passado, a mobilização no bairro Mário Dedini e entorno recolheu mais de duas toneladas de materiais inservíveis.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Piracicaba já soma 5.899 casos positivos de dengue e quatro mortes neste ano. No mesmo período do ano passado, o município já tinha registrado mais de 27 mil casos e 16 óbitos.
Além das ações de combate, a cidade segue vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 15h, em todas as UBSs e USFs, com exceção da UBS Paulista. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses.
A prefeitura reforça que a prevenção ainda é a melhor forma de proteção. Moradores devem eliminar possíveis criadouros do mosquito em casa e, em caso de sintomas da doença, procurar a unidade de saúde mais próxima.