O forte nevoeiro que cobre a região de Campinas nesta terça-feira impactou o funcionamento do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, o terminal operou por instrumentos para pousos e decolagens devido à baixa visibilidade provocada pelo nevoeiro.
Entre 4h38 e 9h37, horário em que a visibilidade foi prejudicada, 14 voos precisaram ser alternados para outros aeroportos e nove foram cancelados por conta das condições climáticas.
O nevoeiro foi causado pela atuação de uma massa de ar frio sobre o estado de São Paulo. A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um Boletim Especial Meteorológico alertando para a queda de temperatura entre os dias 7 e 11 de julho, com mínimas previstas em torno dos 8°C nas primeiras horas do dia. A combinação do frio intenso com a alta umidade favorece a formação de nevoeiros densos, como o registrado nesta terça.
O nevoeiro é um tipo de neblina mais espessa, formado por minúsculas gotículas de água suspensas no ar, que reduzem drasticamente a visibilidade — especialmente nas primeiras horas da manhã. Ele ocorre quando o ar próximo ao solo está saturado de umidade e a temperatura cai, favorecendo a condensação.