Nevoeiro afeta operações no Aeroporto de Viracopos, em Campinas

Foto: Ouvinte CBN

O forte nevoeiro que cobre a região de Campinas nesta terça-feira impactou o funcionamento do Aeroporto Internacional de Viracopos. 

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, o terminal operou por instrumentos para pousos e decolagens devido à baixa visibilidade provocada pelo nevoeiro.  

Entre 4h38 e 9h37, horário em que a visibilidade foi prejudicada, 14 voos precisaram ser alternados para outros aeroportos e nove foram cancelados por conta das condições climáticas.

O nevoeiro foi causado pela atuação de uma massa de ar frio sobre o estado de São Paulo. A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um Boletim Especial Meteorológico alertando para a queda de temperatura entre os dias 7 e 11 de julho, com mínimas previstas em torno dos 8°C nas primeiras horas do dia. A combinação do frio intenso com a alta umidade favorece a formação de nevoeiros densos, como o registrado nesta terça. 

O nevoeiro é um tipo de neblina mais espessa, formado por minúsculas gotículas de água suspensas no ar, que reduzem drasticamente a visibilidade — especialmente nas primeiras horas da manhã. Ele ocorre quando o ar próximo ao solo está saturado de umidade e a temperatura cai, favorecendo a condensação. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.