Novo método contraceptivo usado em Campinas já beneficiou quase 3 mil mulheres

Foto: Prefeitura de Campinas

Campinas já realizou pelo menos 2.860 implantes do Implanon, método contraceptivo de longa duração oferecido nos centros de saúde desde o fim de 2022. O número reforça a posição da cidade como referência na saúde pública, já que em muitos municípios brasileiros o dispositivo ainda será oferecido pelo SUS apenas no segundo semestre deste ano.

O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, que libera o hormônio etonogestrel e previne a gravidez por até três anos. O método é altamente eficaz, reversível e não interfere com a relação sexual ou a amamentação. A paciente que opta pelo uso pode retirar o implante a qualquer momento.

Somente em 2025, até a primeira semana de julho, foram realizados 1.053 implantes. A maior procura está entre jovens de 15 a 20 anos, com 318 aplicações. Também se destacam os grupos de 20 a 24 anos, com 228 implantes, e de 25 a 30 anos, com 180 registros.

O Implanon é mais eficaz do que a laqueadura e a vasectomia. A estratégia da rede municipal tem priorizado o atendimento a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, como aquelas com problemas de saúde mental, em situação de rua ou com dependência química.

Além do Implanon, Campinas também oferece outros métodos de longa duração, como os dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre e hormonal. A definição do método ideal depende de avaliação individual feita pelas equipes dos centros de saúde.

Entre as vantagens do Implanon estão a praticidade, a longa duração e a reversibilidade. Entre os efeitos colaterais possíveis estão mudanças no ciclo menstrual, dores de cabeça, enjoos, sensibilidade mamária e variações de humor.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Amparo desapropria Clube Bandeirantes, em Arcadas, e deve transformar em espaço de lazer

Nova Odessa começa obras de recuperação de estradas rurais

Restaurantes da RMC tiveram prejuízo menor que a média nacional, diz Abrasel

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.